segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Índice H - Quantificar Produção Docente

O que é índice h (h index)?

Índice criado por Jorge Hirsch em 2005 com a intenção de quantificar a produção científica a partir das  citações dos trabalhos. É calculado pela relação do número de trabalhos publicados e suas citações. Por exemplo, um autor tem índice h=7 se os seus 7 artigos mais citados tiverem pelo menos 7 citações cada um.

Como obter o índice h de um pesquisador?

Na Base Web of Science

A partir da home page do SDO entrar na Base de Dados Web of Science e fazer a pesquisa por autor, por exemplo, Amaral R* (Essa forma busca as possíveis variantes do nome) e selecionar a opção Author no campo para busca.
Clicar em search para visualizar o resultado (126 artigos). Para saber se todos os artigos realmente são seus é necessário refinar a pesquisa.
Clicar na opção Institutions e more options no lado esquerdo da tela.
Selecionar a instituição ao qual está ligado, por exemplo, Universidade de São Paulo e clicar em Refine.
Teremos então 15 artigos como resultados. Por fim, clicar em Create Citation Report e você terá o índice h. O índice h nesse caso é 6.

Na Base Scopus

A partir da home page do SDO entrar na Base de Dados Scopus e fazer a pesquisa utilizando a busca por autor em Author Search.
Colocar o sobrenome no campo Author Last Name e o(s) prenome(s) no campo Initials or First Name.
Selecionar os nomes e clicar em Show Documents para mostrar o resultado.
Selecionar os trabalhos desse autor e clicar em Citation Tracker para ver o índice h.
Para o cálculo do índice h são considerados apenas os artigos das revistas indexadas nas bases, daí as diferenças dos índices obtidos. Por exemplo: um pesquisador pode ter índice h=7 na Web of Science e 18 na Scopus.
Esse índice pode, também, ser aplicado a instituições, países e revistas científicas em bases de dados que  apresentam as citações dos artigos indexados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário